Hoje é

Histórico e Objetivo



 Histórico

O projeto de Visita Técnica nos Estados da Bahia e Sergipe (VT-BASE) teve inicio em 2008 quando assumi,  juntamente com o professor Francisco Valdenor Pereira da Silva,  a disciplina de  CAM/CNC/CIM do curso Superior em Tecnologia Mecatrônica. A ideia inicial foi complementar a disciplina com uma visita técnica ao complexo industrial da Ford em Camaçari/BA em que o objetivo era apresentar aos alunos a filosofia "CIM" e um ambiente automatizado baseados em sistemas integrados de manufatura.

Devido ao número de alunos da disciplina de CAM/CNC/CIM, ficou evidente que aproximadamente 50% de poltronas do ônibus ficariam ociosas, esse fator juntamente com a premissa de que apenas os cursos Técnicos em Segurança e Eletrotécnica eram contemplados com o projeto de visita técnica ao complexo de Paulo Afonso/BA, ficou estabelecido após a sugestão do professor Evaldo Correia Mota e a solicitação do chefe do Departamento de Indústria, professor Agamenon da Silva Gois, que o projeto VT-BASE seria destinado aos alunos dos cursos Técnico em Mecânica Industrial e Superior em Tecnologia Mecatrônica Industrial. Posteriormente, em 2010, o curso de Engenharia Mecatrônica foi inserido no projeto. 

Contribuíram efetivamente para que o projeto VT-BASE  tornasse realidade os professores Antonio Moisés Filho de Oliveira Mota (Diretor Geral do Campus Fortaleza), Agamenon da Silva Gois (Chefe do Departamento de Indústria) e Evaldo Correia Mota (Coordenador do Laboratório de Máquinas Operatrizes - LMO). 

Atualmente o VT-BASE é um projeto institucional do Departamento de Indústria Campus Fortaleza e está sob a responsabilidade da professora Danielle Alves Barbosa. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano e
os participantes são selecionados de acordo com o semestre e o rendimento acadêmico. As visitas são planejadas para serem realizadas, preferencialmente, nos meses de Abril e Outubro.


Objetivo do Projeto


Complementar as atividades acadêmicas do Departamento de Indústria do Campus Fortaleza, permitindo ao aluno relacionar os conteúdos ministrados no IFCE com as diferentes tecnologias utilizadas, dos setores metal mecânico e automação da manufatura, nos estados da Bahia e Sergipe, com vistas a ampliar e consolidar a competência profissional pautada na responsabilidade socioambiental, além de promover a integração dos docentes e discentes através das visitas socioculturais.

Prof. André Pimentel